Votorantim | 18.18 – É a minha vez de fazer história

  • Branding & Comunicação Visual
  • Planejamento Estratégico
  • Design Gráfico
  • Estratégia e Implantação de Comunicação
  • Coordenação de Produção
  • Produção de Vídeo
  • Website Design

A Votorantim estava prestes a se tornar centenária e pensava: o que a gente precisa fazer para trabalhar melhor e manter o espírito original empreendedor? Assim, nasceu o Programa 18.18 para a transformação do grupo Votorantim e a construção dos próximos 100 anos. A partir do alinhamento do propósito com a visão de futuro e da gestação de novos modelos organizacionais e de negócios, iniciou-se um grande movimento com várias fases para conectar, engajar, estimular e formar as lideranças e equipes para essa transformação, fortalecendo a inteligência coletiva entre diferentes negócios e múltiplas gerações.

De forma coerente e eficiente, desenvolveu-se um processo colaborativo entre as equipes Votorantim, Symnetics, Straub Design, Rico Lins e diversos especialistas da economia criativa. Desde a concepção do nome, marca e identidade, passando pelo formato e conteúdo do programa a ser aplicado ao longo do tempo, com cursos, palestras, eventos, feiras, workshops e ‘chamadas’ de produtos e negócios, até chegar ao planejamento e realização das ações de comunicação e relacionamento para os líderes da organização, CEO’s, diretores, gerentes e conselheiros, além dos líderes da sociedade.

+ -

Como premissa, deveríamos valorizar a história e o legado, porém harmonizando o passado, o presente e o futuro para empoderar as novas gerações e enfatizar a modernidade e o movimento, intrínsecos às mudanças. Assim, nasceram o nome e o slogan “18.18 – É a minha vez de fazer história”.
Criamos, testamos e escolhemos juntos com o board do grupo Votorantim uma marca de personalidade marcante com tipografia robusta que reforça os atributos de solidez, modernidade e longevidade. O desenho tipográfico com o uso de numerais volumosos combina os aspectos

contemporâneo e atemporal, além de possibilitar a inserção de imagens sem prejudicar a legibilidade do conjunto. É polivalente para as aplicações na comunicação eletrônica, impressa ou alternativa, com uma assinatura manuscrita que personaliza e reforça a expressão do tagline.
O movimento final “Transformação Consciente” foi concluído em 2019 no evento votorantim.hub com o manifesto “O futuro é o nosso território”. Foi gratificante participar desta experiência e ver que todos os líderes são, de fato, os protagonistas deste novo ciclo que começou em 2018 e que eles vão fazer história nos próximos cem anos.

Transformar pessoas, preparar a liderança para um futuro que já chegou